Segurança Alimentar: Assistência Social encerra percurso formativo com a participação de 100 pessoas

21 de novembro de 2023

Mais de 100 pessoas das equipes dos serviços de Proteção e Atendimento Integral a Famílias (PAIF) e Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), participaram na sexta-feira, dia 17/11, do último encontro do percurso formativo sobre os aspectos culturais e sociais de segurança alimentar, como ferramentas para o fortalecimento de vínculos no trabalho social com as famílias do município. A realização foi da Coordenadoria de Segurança Alimentar da Pasta.

A professora Raquel Santos Sant’ana palestrando sobre combate à fome de forma coletiva

O evento contou com a participação da professora doutora Raquel Santos Sant’ana, que falou sobre o combate à fome de forma coletiva, a necessidade de políticas sociais, a promoção de segurança alimentar e apresentou dados sobre a fome no Brasil. “A fome é coletiva e o combate também deve ser coletivo. De acordo com o mapa SAN de 2022, no Brasil há 33 milhões de pessoas em insegurança alimentar grave. Precisamos trabalhar de maneira a construir possibilidades para que as famílias consigam promover segurança alimentar aos seus filhos”, enfatizou.

Savana Fernandes, coordenadora de Segurança Alimentar

Savana Fernandes, da Coordenadoria de Segurança Alimentar da Smads, explicou que a proposta do percurso foi a construção coletiva e o compartilhamento de saberes e conhecimentos. “Ele permitiu que as equipes tivessem contato e refletissem sobre outras realidades, para além da Política de Assistência Social, revelando outros aspectos que devem ser enfrentados por todas as políticas públicas”, disse, ressaltando a necessidade de se trabalhar o diagnóstico territorial e incorporação da temática no planejamento das ações pelos serviços que compõem a rede de serviços socioassistencial do município.

Grupo de trabalho discute projeto de segurança alimentar nos territórios

Na oportunidade, os participantes foram convidados a se reunirem em grupos de trabalho para elaboração de projetos voltados à segurança alimentar. Como resultado, várias ações foram apresentadas e subsidiarão a construção do Plano de Segurança Alimentar e de Combate à Fome.

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea) também marcou presença. Tatiane Scaglione, presidente do conselho, falou sobre a necessidade da construção de hábitos alimentares saudáveis e as ações necessárias para promover essa transformação, evitando o impacto da falta de alimento. “Precisamos pensar em ações nos territórios, junto das comunidades”, disse.

O percurso abrangeu conceitos sobre a segurança alimentar, iniciando um processo de sensibilização, vivências, troca de conhecimentos intersetoriais para, como resultado, favorecer uma ação objetiva de acordo com a necessidade do município.