Segurança alimentar: parceria entre Prefeitura e instituições garante acesso e direito à alimentação adequada

6 de novembro de 2023
Entrega de cestas nas comunidades

Enquanto política articuladora para a promoção de direitos sociais, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, por meio do projeto Pira sem Fome, o Movimento Tô Aqui e a Casa do Hip Hop realizou no sábado, dia 04/11, ações de segurança alimentar em combate à fome e entrega de 166 cestas verdes e tickets de cestas secas para famílias das comunidades Cantagalo, Pauliceia, Pereirinha e Portelinha.

O objetivo das ações foi contribuir com as famílias, de forma prática e autônoma, para que desenvolvam hábitos alimentares saudáveis que colaborem para o acesso e direito à alimentação adequada e saudável. As famílias participaram ainda de oficina de cultivo de hortaliças em vasos e rodas de conversa que abordaram a rede municipal de assistência social e segurança alimentar, além da organização da comunidade em prol da segurança alimentar.

Ubirajara Sabino, coordenador da Casa do Hip Hop, mediou as rodas de conversa na Portelinha e Pauliceia, falando sobre a importância do acesso das famílias às unidades de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e seus serviços. “Temos buscado essa parceria para oferecer às famílias em situação de vulnerabilidade, formas de se organizarem para promover a segurança alimentar em seus lares”, disse.

Oficina de temperos

As cestas verdes, compostas por folhas, tempero, fruta, de raiz e legume, foram montadas por agricultores locais e Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). Já os tickets para retirada das cestas secas foram liberados pela Smads e Pira sem Fome.

Acredito que a alimentação adequada é um direito fundamental do ser humano e por isso temos trabalhado fortemente para que esse direito seja respeitado. Essas ações, articuladas com os diversos segmentos, vêm contribuir para a garantia à segurança alimentar e nutricional da população”, explica Savana Fernandes, coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da Smads.

PROJETO – A Smads, em parceria com a Casa do Hip Hop e Movimento Tô Aqui, prevê a construção de um projeto que dá sequência às ações de segurança alimentar nas comunidades e às famílias em situação de vulnerabilidade social do município.