Semana da Pessoa Idosa aconteceu de 18 a 21/10

22 de outubro de 2021

Programação fez parte das atividades da Estação Idoso

De 18 a 21/10, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Estação Idoso promoveu a Semana da Pessoa Idosa com seus atendidos. A programação da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com a Afascom, contou com atividades especiais e profissionais convidados, e foi alusiva ao mês e Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro.

Na segunda e quarta-feira, houve atividade ao ar livre em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). Na terça-feira, o convidado Wesley Campos, enfermeiro da Policlínica de Santa Terezinha, promoveu palestra e roda de conversa sobre o envelhecimento saudável. Na oportunidade, os idosos foram orientados sobre as mudanças fisiológicas, sociais e psicológicas que acontecem naturalmente com o avanço da idade, sobre a importância do envelhecimento ativo, além de outras informações sobre o Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso (Nasi, serviço da Secretaria Municipal de Saúde.

Atividades ao ar livre.

Na quarta-feira, a psicóloga e arteterapeuta Roberta Borges proporcionou uma tarde de ContoTerapia e vivência terapêutica bastante significativa, com base no conto da Fátima, a Fiandeira. Na quinta-feira, o dentista João Baptista Rodrigues Filho abordou Os Cuidados com a Higiene Bucal e, à tarde, Eleonora Dias, nutricionista da Coordenadoria em Programas de Alimentação e Nutrição (Cpan), falou sobre Alimentação Saudável na Terceira Idade, com direito a um jogo de perguntas com os grupos.

Idosos participam de vivência terapêutica com a arteterapeuta Roberta Borges.

Maria José Gonçalves, de 67 anos, fez questão de participar da programação e relatou valorizar essas experiências. “Essas atividades mantêm minha mente sempre ativa, aprendendo, e também positiva. Me sinto muito bem”, contou.

Euclidia Fioravante, titular da Smads, reforça a importância das políticas públicas para este público. “A participação nas atividades deste serviço mostra que essas vivências e trocas fazem muita diferença na vida do idoso, na qualidade de vida da pessoa, e também da família”, disse.

A Estação Idoso é um serviço executado em parceria com o Centro de Assistência Social Afascom, localizado no Complexo Cultural e Turístico da Estação da Paulista. Atende pessoas com mais de 60 anos e tem atualmente mais de 570 inscritos. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Telefones: 19 3422-2919 / 98145-0672.

Atividades com profissionais convidados fizeram parte da Semana da Pessoa Idosa, na Estação Idoso.

Tags: Idoso