Semana do Idoso tem programação especial nos serviços da Assistência Social

5 de outubro de 2023
Idosos participam de oficina de estimulação neurocognitiva

A Semana do Idoso em Piracicaba segue com ações que envolvem palestras, oficinas, rodas de conversa, esporte ao ar livre, cinema, entre outras. A programação é realizada com pessoas idosas atendidas na rede socioassistencial e também público em geral, em vários pontos da cidade.

Nos dias 02, 03 e 04/10, os idosos participaram de oficinas de hortoterapia e mandala, palestra sobre envelhecimento ativo e direito do idoso, roda de conversa sobre alimentos que curam, oficina neurocognitiva, meditação, ioga e exercícios físicos.

Idosos do CCInter praticam exercícios físicos

Na oficina de estimulação neurocognitiva, realizada com pessoas idosas e familiares no Centro Dia do Idoso, a terapeuta Lívia Baltieri iniciou a fala abordando o Alzheimer e as possibilidades terapêuticas que podem ser utilizadas durante o processo, e explicou sobre a terapia ocupacional que pode contribuir para estimular idosos com este diagnóstico. Os participantes foram convidados a realizar atividade que permitiu utilizar a memória, a atenção, a criatividade e o planejamento, como estímulo do raciocínio. “Este é um conteúdo muito importante porque revela a importância da estimulação do todo, utilizando de materiais básicos que agregam o cuidado com os idosos para que seja possível intermediar parte da doença que não tem cura, ofertando a possibilidade do bem-estar de cada usuário”, disse a cuidadora do Centro Dia, Jéssica Cristine da Silva.

Oficina de Mandala com idosos do Centro Dia Idoso e grupo do projeto Com Vivência

A oficina de mandala também agitou o grupo do projeto Com Vivência e Centro Dia. Idosos participaram com pintura da mandala e ornamentos para finalização. “Achei ótima a ideia de fazer uma oficina que nos permite desenvolver habilidades, trabalhar a coordenação e expressão dos nossos sentimentos, por meio da arte”, disse Marli Campos, de 68 anos.

Idosos participam de roda de conversa sobre envelhecimento ativo, no Centro Comunitário Eldorado

Outra atividade reuniu, no Centro Comunitário do Eldorado, idosos atendidos pelo Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Jardim Oriente, projeto Com Vivência, Universidade da Terceira Idade (Unimep) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Lá, o tema envelhecimento ativo foi abordado, com informações sobre oportunidades de saúde, participação e segurança para melhorar a qualidade de vida.

Para a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclidia Fioravante, é importante a realização de ações pontuais durante o mês da pessoa idosa para trazer reflexão e conhecimento das muitas ações realizadas com essa população durante todo o ano.

Idosos do Com Vivência participam de oficina de música

MAIS – A programação da Semana do Idoso segue amanhã, 05, com oficina de música no varejão Santa Rosa; roda de conversa Convivência e Estreitamento de Vínculos Familiares, no CCInter Parque Piracicaba; roda de conversa Saúde na Terceira Idade, no CCInter Jaraguá e show musical com o cantor Luiz Ayrão, no Sesc Piracicaba (aberto para o público em geral). Para encerrar a programação, no dia 06/10, acontece o Show de Talentos na Estação Idoso.

A Semana conta com apoio das unidades de CCInter, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Estação Idoso, Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com deficiência e pessoas idosas, Serviço de Proteção Especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias – PEDI, projeto Com Vivência, Associação Franciscana De Assistência Social Madre Cecília(Afascom), Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac), Lar Betel e Lar dos Velhinhos.

SERVIÇOS – A Smads atende pessoas idosas por meio do Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), executado em parceria com o Centro Social de Assistência e Cultura da Paróquia São José (Cesac) e a Associação Atlética Educando pelo Esporte em oito unidades localizadas em vários pontos da cidade. Este serviço é complementar às ações do Cras e visa o desenvolvimento de atividades que contribuem no processo de envelhecimento saudável, da autonomia e de sociabilidades, fortalecimento de vínculos e prevenção de situações de risco social.

A população idosa também é atendida na Estação Idoso, serviço realizado em parceria com Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom), onde participa de atividades físicas, de artesanato, culturais e de lazer, com a possibilidade de convivência e troca de experiências. O Centro Dia do Idoso, também executado em parceria com a Afascom, oferece um espaço de convivência para pessoas idosas que tiveram suas limitações agravadas por violação de direitos ou cujas famílias não tenham condições de prover os cuidados necessários durante o dia ou parte dele. A rotina do serviço inclui atividades físicas adequadas, atividades lúdicas, artesanais e culturais, alimentação, cuidados com higiene, acolhida, escuta e orientação familiar dos atendidos e de suas famílias.

Além desses serviços, pessoas idosas do município são atendidas pelo Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com deficiência e pessoas idosas, Serviço de Proteção Especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias – PEDI, onde recebem atendimento domiciliar para a garantia de direitos e prevenção de situações de risco; o projeto Com Vivência, realizado em parceria com a Afascom e Cesac, por meio de financiamento do Fundo Municipal do Idoso e os acolhimentos no Lar Betel e Lar dos Velhinhos.