SMADS

Semana Municipal da Luta da Pessoa com deficiência começa nesta sexta-feira

15 de setembro de 2017

Piracicaba, 15 de setembro de 2017 – Começou nesta sexta-feira (15), com lançamento e coletiva de imprensa no Sesc, a VI Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência e II Fórum de Inclusão e Acessibilidade na Educação Superior, realizada pelo Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba.)

A Semana, que tem como tema “Garantir os direitos das pessoas com deficiência é dever de todos” prossegue até dia 23 de setembro, com atividades esportivas, educacionais, recreativas e também palestras de esclarecimento e conscientização sobre a temática dos direitos desta população. As ações acontecem em diferentes locais e instituições apoiadoras da semana.

No folder de divulgação da Semana, uma carta aberta à população dá o tom do que querem as pessoas com deficiência: respeito aos direitos, com acessibilidade, mobilidade e inclusão social.

Para o coordenador do Comdef, Francisco Nuncio Cerignoni, a semana é importante “para reforçar a importância da luta pela garantia de direitos num contexto atual da política nacional em que os direitos garantidos estão se perdendo”.

Eliete Nunes, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, explica a necessidade fundamental de reflexão sobre os direitos desta população. “Refletir sobre a garantia dos direitos das pessoas com deficiência é  fundamental para a conscientização da sociedade para promover a inclusão, de fato, e a igualdade de oportunidades destas pessoas”.

Valéria Scaranello, assessora para inclusão e acessibilidade da Unimep, falou sobre a Semana e principalmente sobre o Fórum que é realizado concomitantemente à Semana. Ela lembrou que em ambas (a Semana e o Fórum) a Luta da pessoa com deficiência passa pelo sensibilizar do olhar da sociedade sobre as potencialidades das pessoas com deficiência, para que o olhar primeiro seja dado aos potenciais que a pessoa tem e não o foco na deficiência, quebrando o estigma de incapacidade atribuído a elas e lhes permitindo a autonomia.

Marcelo Costa de Souza, representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), lembrou da importância da garantia do direito constitucional de ir e vir, que para as pessoas com deficiência é sempre mais difícil.

Na fala de todos estava presente a ideia de que a luta mais difícil das pessoas com deficiência está relacionada às barreiras atitudinais, os preconceitos, os estigmas que esta população carrega. “As barreiras atitudinais são piores que as barreiras físicas, de comunicação ou no transporte. As pessoas discriminam as pessoas com deficiência, elas têm preconceito com relação às pessoas com deficiência, elas vêem uma pessoa entrando e já dizem: ela não serve para fazer isso. Imagina dizer isso para o Beethoven ou para Stephen Hawking, que tinha suas deficiências e são expoentes em suas áreas de atuação”, enfatiza  Cerignoni.

A Semana também conta com o apoio das Secretarias Municipais de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, do Trabalho e Renda, Câmara de Vereadores, OAB Piracicaba, Observatório Cidadão, Occitano Apart Hotel, Sesc (Serviço Social do Comércio), Sesi (Serviço Social da Indústria), Simespi (SIMESPI – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) e Sindicato dos Bancários.

 

O Comdef

Conforme está escrito no Portal do Conselhos (www.conselhos.piracicaba.sp.gov.br/comdef) “o Comdef é um grupo composto por membros da sociedade civil e do Poder Executivo Municipal, responsável por: zelar pela efetiva implantação da política municipal para integração da pessoa com deficiência e pelo sistema descentralizado e participativo da defesa de direitos; apreciar, avaliar, emitir opinião e sugerir alterações, às propostas de programas, projetos e serviços destinados às pessoas com deficiência; acompanhar o planejamento e avaliar a execução das políticas setoriais; propor e incentivar a realização de campanha, visando a prevenção de deficiência e promoção de direitos; convocar a cada dois anos a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.”

 

Confira a programação completa:

 

30/08 a 22/09

Exposição Fotográfica (Deficiência Visual)

Convidados: Renata Gava (Museu Prudente de Moraes); sr. Cláudio Coradini (Fotógrafo) + artistas cegos

Local: Átrio da Biblioteca – Campus Taquaral da Unimep

 

15/09

Lançamento da VI Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência de Piracicaba

Horário: 15h

Local: Auditório do SESC – R. Ipiranga, 155 – Centro

 

18/09

Oficina: “A Pessoa surda no contexto da Educação”

Convidados: Rebeca Fialho Maniezzo e Cézar Augusto Lúcio

Horário:14h

Local: Sala de Aula – Campus Taquaral da Unimep

Tribuna Livre na Sessão da Câmara de Vereadores por Francisco Nuncio Cerignoni – coordenador do COMDEF

Horário: 19h30

Local: Câmara de Vereadores – Rua Alferes José Caetano, 834

 

19/09

Clínica de GolBol com Prof. Luis Otávio (SESI)

Horário: 14 às 15h

Local: Mini Ginásio “Garcia Neto” – R. Treze de Maio, 2122

Clínica de Voleibol adaptado com Prof. Cláudio Guassi (SELAM)

Horário: 15 às 16h

Local: Mini Ginásio “Garcia Neto” – R. Treze de Maio, 2122

Oficina: “Cinema e deficiência: história e representações”

Convidado: Mateus Amaral (aluno do PPGE/Unimep)

Horário: 14h

Local: Campus Taquaral da Unimep

Apresentação e discussão da LBI – Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência para os profissionais da rede de proteção social de Piracicaba

Convidada: Dra. Gislaene Martins Fernandes

Horário: 14h

Local: Auditório da Semtre (Secretaria Municipal do Trabalho e Renda) –  Rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900

Palestra: “Os Direitos da pessoa com deficiência garantidos pela LBI – Lei Brasileira de Inclusão

Convidada: Dra. Gislaene Martins Fernandes – advogada, especialista em direito e processo do trabalho, mestranda em direito, membro do Conselho Municipal para assuntos da pessoa com deficiência de Araçatuba -SP e membro da Comissão da pessoa com deficiência da 28 subsecção da OAB/SP.

Horário: 19h30

Local: Auditório OAB – Av. Independência, 3347

 

20/09

Oficina: “A Pessoa surda no contexto da Educação”

Convidados: Fátima Mendes/ Karla Cremonez Gambarotto / Rosana Davanzo + Endrius (alunos do PPGE/Unimep)

Horário: 9h

Local:Campus Taquaral da Unimep

Seminário: “O Ensino da Pessoa Cega”

Convidados: Professoras Lúcia Reily e Adriana Laplane (Unicamp), Leonardo Augusto Cardoso de Oliveira e Cláudio Coradini

Horário: 14h

Auditório do Bloco 7 – Campus Taquaral da Unimep

 

21/09

Caminhada e manifesto pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência

Horário: 08h30

Local: Saída do Mercado Municipal até a Praça da Catedral

Ato solene – O compromisso do poder público com a garantia dos direitos da pessoa com deficiência – com as autoridades municipais

Horário: 10h30

Local: Praça da Catedral

Oficina de Pais: “Olhares possíveis para a deficiência, os sujeitos e a questão da autonomia social”

Convidadas: Valéria Scaranello (Inclusão Unimep) e Profa. Gláucia Uliani (PPGE/Unimep)

Horário: 14h

Local: Campus Taquaral da Unimep

 

22/09

Palestra: “A Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”

Convidados: Prof. Artur Soares de Castro (Direito/Unimep) e Profa. Valéria Rueda Elias Spers (PPGA/Unimep)

Horário: 19h

Local: Auditório Verde (Bloco 2) – Campus Taquaral da Unimep

 

23/09

Debate: Mobilidade para Todos

Horário: 17 às 20h

Largo dos Pescadores – Rua do Porto

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076

Voltar