Semdes realiza programação especial para o público da terceira idade

26 de setembro de 2014

Com o objetivo de contemplar o público da terceira idade, em referência ao Dia do Idoso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio do Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e do Cras – Centro de Referência de Assistência Social, promove durante os meses de Setembro e Outubro, uma programação especial com apresentação dos serviços socioassistenciais do município e palestra.

Durante a programação, serão apresentados os serviços de atendimento aos casos de violação de direitos, com ênfase nas questões relacionadas aos idosos e os serviços de atendimento para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários que envolvem este público.

No último dia 17, as equipes do Creas e Cras estiveram na Policlínica de Santa Terezinha, para apresentação da oferta dos serviços, focando o fortalecimento do trabalho em rede. Participaram da apresentação, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas da policlínica. No decorrer do mês de outubro, haverá apresentação para as equipes de Programas Saúde da Família (PSF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e unidade Saúde Mental. Cerca de 24 unidades serão visitadas.

As unidades públicas dos Creas e Cras visam o atendimento a crianças, jovens, famílias, idosos e pessoas com deficiência.

O Creas como uma unidade pública de atendimento, exerce o papel de inclusão e proteção social a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos e de violência expressos. O objetivo do atendimento é contribuir para o resgate dos vínculos familiares e sociais rompidos, apoiando a construção e/ou a reconstrução de projetos pessoais e sociais. Baseando-se na interrupção do ciclo de violência vivenciado por crianças, mulheres, adolescentes e idosos.

O Cras desenvolve o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – Paif que consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

Programação aberta ao público:

06/10, às 13h – Palestra “Garantia de direitos: responsabilidade de todos”, com a Dra. Elisabete Cristina Silva Pereira, o Promotor Dr. Luiz Sérgio Hulle Catani e o Defensor Público, Dr. Felipe Hotz de Macedo Cunha.

Local: Câmara de Vereadores de Piracicaba

Rua Alferes José Caetano, 834 – Centro

10/10, às 13h – Apresentação dos serviços dos Cras – Centros de Referência de Assistência Social e Creas – Centros de Referência Especializados de Assistência Social, para os frequentadores da Estação Idoso “José Nassif”.

Local: Estação Idoso

Avenida Dr. João Conceição, 659 – Paulista