Serviço Social participa de capacitação sobre os desafios do SUAS

17 de fevereiro de 2017

Mais de 200 pessoas participaram na tarde de ontem (16), no auditório do Sesc Piracicaba, da capacitação sobre “Os desafios do SUAS para a gestão municipal”. Entre os participantes haviam gestores e técnicos do serviço social, das cidades de Piracicaba, Rio Claro, Limeira, Cordeirópolis, Leme, Pirassununga, Torrinha, Araras, Mombuca, Santa Maria da Serra, Saltinho, entre outras. O evento foi organizado pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social – Drads.

Durante a capacitação, a doutora em Serviço Social, Stela Ferreira e a mestre e doutora em Serviço Social, Abigail Torres falaram sobre o conceito da gestão municipal, suas atribuições relacionadas à necessidade de conhecer e intervir pelas necessidades sociais, alargando a proteção social de famílias e indivíduos, com o atendimento por meio de benefícios e/ou serviços da assistência social. Além disso, discorreram sobre a especificidade da política da assistência social, por se tratar de uma política que lida com as desigualdades que se expressam através de conflitos, preconceitos, isolamento, abandono, violência.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, esse encontro permitiu alargar o entendimento sobre as políticas sociais e a forma que deve ser conduzida uma gestão, a fim de obter a cobertura total nos serviços destinados à população mais vulnerável. “As capacitações qualificam o atendimento aos interesses da gestão de trabalho do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, e contribuem para a ampliação do acesso, aos serviços socioassistenciais”, explica.

De acordo com a diretora da Drads, Maria Ribeiro Germek, essa capacitação marca uma série de outros encontros, que deverão ocorrer ainda este ano, em atendimento à Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).

Tags: Semdes