Serviços da Assistência Social realizam ações de combate ao abuso infantil no Maio Laranja

13 de maio de 2022
Atividade com crianças do Case Sabiás

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Maio Laranja, mais de 300 pessoas entre crianças, adolescentes, jovens, e idosos, participaram durante os dias 09 e 13/06, de ações de enfrentamento e conscientização da população sobre a proteção ao abuso infantil. Foram realizadas passeatas, rodas de conversa, exibição de vídeos, entre outros.

Idosos do SCFV Cras Vila Sônia

No Centro de Referência de Assistência Social, Cras Vila Sônia, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Gerações, reuniu idosos na confecção de cartazes com o símbolo da campanha, a flor, que faz alusão ao 18 de maio trazendo a reflexão sobre a fragilidade da criança e do adolescente. A unidade do São José também saiu às ruas em passeata, junto à equipe do Programa Criança Feliz, com cartazes e a entrega de mensagens e flores de papel aos moradores do território.

Equipe Criança Feliz e Cras São José em passeata

Os Centros de Atendimento Socioeducativo, Case, apresentaram de forma lúdica, às crianças e adolescentes, as várias formas de enfrentamento ao abuso e exploração sexual. No Jaraguá, a temática do Maio Laranja foi discutida após a exibição do vídeo “O segredo”, que mostra formas de identificar crianças que estejam sofrendo violência sexual. “Essa atividade teve a proposta de demonstrar a importância em denunciar possíveis abusos que podem ocorrer com pessoas próximas, desmistificando assim, a ideia do abusador ser uma pessoa distante e desconhecida”, explicou a coordenadora da unidade, Mariana Venturini.

Crianças do Case Jaraguá assistem ao vídeo O Segredo

No Case Sabiás, a equipe do Epsemc – Equipe de Proteção Especial da Médica Complexidade, orientou as crianças quanto à leitura do livro A Menina das Cores, que traz a mensagem de prevenção à violência sexual infantil. Na oportunidade, apresentaram situações sobre o que é, ou não, abuso sexual. “Entendi que ninguém pode tocar nas nossas partes íntimas, igual mostra no livro”, comentou Yasmin Souza, de 08 anos.

Crianças do Case Jd. Itapuã preparando cartazes para a exposição

Crianças e adolescentes do Case Jardim Itapuã participaram de roda de conversa e confeccionaram cartazes para uma exposição sobre o tema. Na unidade do Parque Orlanda, os educandos foram orientados quanto à identificação de tentativas de assédio e abuso sexual e de que forma comunicar as violências sofridas.

Para finalizar as ações da semana, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) reuniu jovens e adolescentes do CIEE para falar sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, tirar dúvidas e orientar a respeito das denúncias. “Esse tema é extremamente importante, pois pode encorajar muitas pessoas que passam por essas situações, a pedirem ajuda, disse H.F.

DADOS – No dia 16/05, às 19h30, na Câmara Municipal, a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Veridiana Ricci apresentará informações, como fluxo de atendimento, dados e rede de proteção às crianças e adolescentes da cidade. A ação contempla a programação do Maio Laranja, realizada pela Prefeitura de Piracicaba.

18 DE MAIO – A data instituída pela Lei Federal n.º 9.970/00 marca a luta pela proteção de crianças e adolescentes contra crimes de abuso e exploração sexual, fazendo referência ao crime ocorrido na cidade de Vitória, Espírito Santo, em 1973, que vitimou a menina Araceli Cabrera Crespo, sequestrada, violentada e assassinada aos oito anos de idade – um crime que chocou todo o país e ficou conhecido como o Caso Araceli, ainda impune.

Hoje, a proposta anual da campanha é destacar a data para informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

SERVIÇO Abuso é crime. Para denunciar os canais são o Disque 100; Conselho Tutelar I – 3422-9026 / 3432-5775; Conselho Tutelar II – 3421-8962 / 3413-5497 e Delegacia da Mulher – 3433-7022.