Serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realizaram ações no Mês da Mulher

29 de março de 2023

O mês de março foi marcado por diversas ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08/03. As atividades programadas pelo Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras), serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), mobilizaram mulheres de vários bairros da cidade. Foram realizadas ações de acolhida temática, palestras, rodas de conversa, serviços de beleza e momentos de interação.

Ação no Centro Social do Novo Horizonte

Na unidade do Cras Novo Horizonte, as mulheres participaram de dois encontros. Um deles, com a participação das técnicas do Cram na palestra Violência contra a Mulher: tipos, ciclo da violência e formas de proteção. Outro encontro foi realizado no Centro Social do bairro, onde a comunidade participou de roda de conversa sobre a violência contra a mulher e o empreendedorismo feminino. As ações contaram com a parceria do Feito a Mão Bijuterias, Encantti Cosméticos e Espaço Maria França.

usuárias do Cram participam de ações em comemoração ao mês da mulher

As usuárias do Cram foram contempladas com palestra sobre Inteligência Emocional e o Dia da Beleza, realizado em parceria com manicures e cabeleireiros voluntários, bingo, lanche e homenagens.

O Cram também marcou presença em unidades, como Piracicamirim, Jardim São Paulo, São José, Vila Sônia, Creas (Centros de Referência Especializado de Assistência Social) e com as equipes Volantes e escolas, com objetivo de levar informações referentes ao combate à violência contra a mulher, como identificar situações de violência, suas fases, a quebra do ciclo e os mecanismos de combate por meio da rede de apoio, direitos legais, superação e protagonismo da mulher.

Roda de conversa com o Cram e a rede socioassistencial no Cras Piracicamirim

Mulheres do território do Cras Mário Dedini também participaram das atividades. Além da roda de conversa, a comemoração ao mês da mulher contou com a parceria da Casa Sonhe, lideranças locais, Dani Cosméticos e Rede Drogal.

Usuárias e parceiros do Cras Mário Dedini, durante ação em homenagem ao mês da mulher

As ações foram realizadas durante todo o mês de março, visando a homenagem à data e a conscientização sobre a violência contra a mulher.

Usuárias do Cras Vila Sônia participam de roda de conversa com equipe do Cram