Smads e Simespi realizam curso sobre o terceiro setor

20 de abril de 2022
Valéria Spers ministrando palestra sobre terceiro setor e os desafios da gestão

Terceiro Setor, o desafio da gestão foi o tema do curso realizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) em parceria com Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e Similares de Piracicaba e Região (Simespi). O evento reuniu mais de 50 pessoas, na manhã de hoje, 20/4.

O encontro ministrado pela professora doutora Valéria Rueda Elias Spers, abordou os conceitos do terceiro setor, panorama atual, desafios da gestão para organizações, plano de ação e marketing social como ferramenta estratégica. “Estamos estudando as possibilidades de se criar uma trilha de conhecimento na área do terceiro setor, trazendo para a cidade, cursos de captação de recursos, organização jurídica e contábil, com o objetivo de capacitar os profissionais”, ressaltou Spers.

Este curso contribuiu muito para o nosso conhecimento sobre gestão e organização institucional do terceiro setor, proporcionando reflexões a respeito das nossas práticas. Nos apontou ainda, vários caminhos e estratégias para o aprimoramento do trabalho desenvolvido”, comentou a participante Vanessa Davanso, do Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac).

De acordo com Euclidia Fioravante, secretária da Smads, o objetivo da Smads é o fortalecimento das parcerias do poder público com as organizações da sociedade civil ampliando sua sustentabilidade e capacidade de atuação e incorporação das suas pautas nas políticas públicas.

Participaram do curso profissionais do Cesac, a Associação Atlética Educando pelo Esporte, Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom), Centro de Reabilitação, Espaço PIPA, ILPI, Cantinho da Vovó Sonia, Seame/Pasca, Oscip Pira 21, Modolo e Ferezini Advogados AASP, Centro Regional de Registro e Atenção aos Maus Tratos na Infância (Crami), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Avistar, OAB, Arranjo Produtivo Local do Álcool do Piracicaba (APLA) e Conselho Municipal do Fundo Social.