Smads inicia programação em homenagem às mulheres

5 de março de 2024
Mulheres atendidas pela Equipe Volante no Eldorado participam de atividade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) deu início hoje, 04/03, a sua programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08/03. As primeiras atividades foram com as usuárias do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Piracicamirim e pessoas atendidas pela Equipe Volante, no Centro Comunitário do Eldorado. Durante todo o mês, rodas de conversa, acolhidas temáticas, serviços de beleza, palestras e momentos de interação devem mobilizar mulheres de vários bairros da cidade.

Lesli Aro da Cruz participou de atividade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no Centro Comunitário Eldorado

Lesli Aro da Cruz participou da atividade com o fisioterapeuta Robson Oliveira, convidado pela Equipe Volante para falar sobre prevenção com práticas de exercícios e fortalecimento físico e promover a ginástica laboral. “Tenho um problema metabólico e essa atividade me ajudou a refletir sobre a importância do bem-estar do meu corpo, visando a melhora do sono, qualidade na alimentação e maior autonomia. Um grande presente para nós, neste mês das mulheres”, comentou.

Assistente social do Cras Piracicamirim entrega lembrança em comemoração ao mês da mulher

No Cras Piracicamirim, a Acolhida reuniu não apenas mulheres, mas homens também e, além da apresentação dos serviços da Assistência Social e orientações sobre o acesso aos serviços públicos. Todos ganharam uma lembrança confeccionada pela equipe, como homenagem à data.

Amanhã, terça-feira, dia 05, acontece cine debate e artesanato na Estação Idoso; na quarta, roda de conversa com o tema “Você sabe como o bem estar do seu corpo pode proporcionar melhor qualidade de vida?”, com o fisioterapeuta Robson Oliveira no salão da Capela São Francisco, bairro Bartira e ioga para mulheres atendidas pelo Cram. Na quinta, dia 07, sequência das atividades de cine debate e artesanato na Estação Idoso.

No dia 08/03, haverá roda de conversa e serviços de beleza para usuárias do Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) Parque Piracicaba e do Cras Vila Sônia;
evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher no Centro Social do Novo Horizonte; palestra sobre saúde da mulher e grupo Cras com Elas, no Crab Piracicamirim; roda de conversa sobre a história do Dia Internacional da Mulher, café da manhã e entrega de kits de higiene para mulheres em situação de rua, no Centro Pop.

Na sexta, o Centro Social do Novo Horizonte receberá evento em comemoração à data, para pessoas atendidas no território. No dia 13, roda de conversa, com o tema Segurança Alimentar e Alimentação Saudável, com o nutricionista Matuzi Neptune, da Coordenadoria de Segurança Alimentar, no CCInter Jardim Oriente. No dia 14/03, acontecerá apresentação do curta-metragem Vida-Maria, uma reflexão a respeito do ser mulher na atualidade, com usuários do Cras Piracicamirim.

Euclidia Fioravante, secretária da Smads ressalta que as ações são realizadas com o objetivo de relembrar a força e a continuidade da luta da mulher. “Os serviços da Assistência Social tem atuado fortemente pela garantia de direitos das mulheres e essa atuação tem refletido diretamente nos atendimentos e acompanhamentos diários”, aponta.

Para finalizar a programação, entre os dias 21 e 28/03, serão realizadas ações de desfile Ser mulher, um ser diverso, no Cras Mário Dedini; roda de conversa sobre o Dia Internacional da Mulher, nos Centros Sociais do Novo Horizonte e Santo Antônio; rodas de conversa sobre autocuidado, com profissionais do Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), no Centro Social Vila Cristina e roda de conversa com mulheres atendidas pelo Centro Pop.