Smads reformula serviços para população em situação de rua

19 de agosto de 2020

Pessoas em situação de rua que estavam confinadas na Casa de Passagem já se mudaram para novo endereço que ofertará acolhimento 24h

Piracicaba, 19 de agosto de 2020 – Atenta a necessidade de transformar o Lar das Ruas de atendimento emergencial em tempos de pandemia num serviço perene da Assistência, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) reformula os serviços para população em situação de rua em Piracicaba.

O início desta reformulação está no aditamento, com ampliação da meta de atendidos, do Chamamento Público para o Núcleo de Apoio Social (NAS) Novos Caminhos, serviço de abrigo institucional para Pessoas Adultas, destinado às pessoas com ruptura dos vínculos familiares, em situação de rua ou desabrigo por abandono e ausência de residência e sem condições de autossustento. O Termo foi publicado no Diário Oficial do Município de 15 de julho.

Para Fabiane Fischer Gomes Oliveira, titular da Smads, o acolhimento por conta da pandemia mostrou que os serviços já executados para esta população poderiam ser ampliados, visto que o acolhimento 24h permitiu um trabalho diferenciado. “O acolhimento das pessoas em situação de rua nos trouxe a oportunidade não somente de protegê-los da Covid-19, mas também de desenvolver um trabalho diferenciado e abrangente no que diz respeito a recuperação de laços familiares, autoestima, atuação pra recuperação de vícios e empregabilidade. Conseguimos trabalhar e devolver a dignidade destas pessoas.”

A reformulação também prevê a mudança de endereço da Casa de Passagem para acomodar mais pessoas e a transferência gradual das pessoas em situação de rua confinadas no Lar das Ruas e no antigo endereço da Casa de Passagem. As regras de participação e permanência neste novo espaço, localizado na Estrada Heribaldo Zardetto de Toledo, s/n no Bairro Parque São Jorge, estão sendo discutidas entre as equipes da Smads e da Associação Presbiteriana de Filantropia, Organização Social que é a parceria na execução do NAS e também da Casa de Passagem.

Durante este período de transferência gradual, o Lar das Ruas permanecerá como espaço de quarentena para as pessoas em situação de rua que aceitaram a abordagem do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e tenham que cumprir o período de quarentena para adentrar no espaço de acolhimento 24h.

O Centro de Referência de Atendimento Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) continua sendo a porta de entrada para os serviços da Assistência, com atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, resgate, fortalecimento ou construção de vínculos interpessoais e/ou familiares, construção de outros projetos e trajetórias de vida, que viabilizem o processo gradativo de saída da situação de rua. É lá que pessoas em situação de rua, migrantes e trecheiros acabam por ter o primeiro contato com os serviços, sendo direcionados para eles e para outras políticas públicas que eles podem acessar.

Outro serviço destinado a esta população que permanece o mesmo é o Seas, sendo o responsável por realizar a abordagem das pessoas e ofertar os serviços da Assistência e outras políticas públicas.

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076