XX Semana de Políticas sobre Álcool e outras Drogas tem palestras, rodas de conversa e apresentações culturais

23 de junho de 2022

Entre os dias 27 e 30/06, o Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas (Comad), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), promove a XX Semana Municipal de Políticas sobre Drogas. O evento conta com a parceria da Câmara Municipal. As inscrições serão feitas no local, durante o credenciamento.

O objetivo deste ano é debater assuntos relacionados à prevenção, tratamento, desafios do trabalho em rede, o fortalecimento das políticas públicas na redução de danos e as consequências do consumo de álcool e outras drogas. A Semana Municipal, que tem como tema Vamos cuidar de nós, para cuidar de Todos!, marca o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, criado no dia 26 de junho pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A abertura oficial do evento acontecerá no dia 27/06, às 8h, no Engenho Central, auditório do Barracão 14, com a participação de autoridades e a palestra “Política Nacional sobre Drogas”, com Matheus Caracho Nunes, cientista social, antropólogo, mestre em sociologia e doutorando em ciências sociais.

Na terça-feira, dia 28, acontece a palestra “A invenção de si, no cuidado com o outro”, com o psicólogo clínico e suicidólogo Sérgio de Oliveira Santos e rodas de conversa, mediadas pelo psicólogo Thales Ramos e conselheiros do Comad.

No dia 29, a partir das 8h, ocorrerão oficinas coletivas voltadas aos alunos do Ensino Médio da Rede Estadual, com abordagem à temática a partir da linguagem de artes visuais, com o artista Gustavo Machado, construção de poesias, com os artistas Vênus (Gabriela), Lua (Luana) e Eberton, além da apresentação do Teatro do Oprimido, com o artista Felipe Nunes.

Para finalizar a programação, na quinta-feira, dia 30/06, às 8h, a praça José Bonifácio sediará a oficina de vivências e sensibilização voltada à população em situação de rua, haverá ainda, oficina de percussão e ritmos brasileiros com o artista Maikon Araki e apresentação musical com a cantora Vênus.

As atividades serão realizadas com o apoio do Rotary Club Piracicaba Luiz de Queiroz, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura, Café Morro Grande, CT Renascimento e Rede Drogal – Instituto José Cançado.

O Comad é um órgão deliberativo e consultivo, responsável por promover ações conjuntas na elaboração de políticas públicas para as áreas de prevenção e redução da oferta de drogas, bem como, tratamento, recuperação e reinserção social.

Programação:

Dia 27/06, no Engenho Central (Barracão 14)

8h às 9h – Credenciamento

9h às 9h30 – Abertura oficial com autoridades

9h30 às 10h30 – Palestra Política Nacional sobre Drogas, com Matheus Caracho Nunes, cientista social, antropólogo, mestre em Sociologia e doutorando em Ciências Sociais

10h30 às 11h – Perguntas

12h – Encerramento

Dia 28/06, no Engenho Central (Barracão 14)

8h às 8h30 – Credenciamento

8h30 às 9h30 – Palestra “A invenção de si, no cuidado com o outro”, com Dr.Sérgio de Oliveira Santos, psicólogo clínico e suicidólogo

9h30 às 10h – Café

10h às 11h30 – Grupos de trabalho, com os mediadores Thales Ramos, psicólogo e conselheiros do Comad

12h – Encerramento

Dia 29/06, no Engenho Central (Barracão 14)

*Público: Estudantes do Ensino Médio

7h30 às 8h – Recepção

8h – Abertura com o Dr. Sérgio de Oliveira Santos

8h30 às 8h45 – Grupos de trabalho

8h45 às 10h15 – Oficinas coletivas e teatro

10h15 às 10h30 – Lanche

10h30 às 11h30 – Apresentação das vivências dos grupos

11h40 – Encerramento

Dia 30/06, na Praça José Bonifácio, Centro

8h – Café da manhã coletivo oficina de vivências e sensibilização, voltada à população em situação de rua

9h – Apresentação de Percussão e Ritmos Brasileiros, com Maikon Araki e música, com Vênus.